O que é Ashtanga Yoga?

Ashtanga Yoga é um método de tradicional de yoga, popularizado por Sri K. Pattabhi Jois e por, seu neto e discípulo, R. Sharath Jois, na cidade de Mysore, na Índia.
Este método é caracterizado por seguir uma estrutura pré-determinada de posturas, que se encontram divididas em seis séries. A proposta é, desta forma, que o aluno aprenda a passo e passo a construir a sua própria prática, começando no início da primeira série, adicionando aos poucos mais posturas à sua sequência pessoal, respeitando sempre os limites físicos, energéticos e mentais.
Cada pessoa pratica no seu próprio ritmo, embora em contexto de grupo. A este estilo de ensino dá-se o nome de estilo Mysore.
Os fundamentos da prática são a coordenação entre respiração e movimento, assim como a integração de outras técnicas como concentração ocular em determinados pontos ou aprender a contrair certas zonas do corpo para que a energia flua de uma forma mais consistente durante as posturas. O propósito será sempre caminhar para um estado cada vez mais concentrado e meditativo.
A purificação do corpo, mente e sistema nervoso podem ser sentidos em apenas algumas semanas de prática regular.

O Professor

Olá! Sou o Ricardo Louro e sou professor de Ashtanga Yoga no Ashtanga House Faro.
A minha jornada no Yoga começou em 2015 quando comecei a praticar em Coimbra, no Coimbra Yoga com a Raquel Matos. Foi neste shala que a minha paixão pelo caminho do auto-conhecimento se desenvolveu, e onde acabei por ficar por três anos, onde rapidamente desenvolvi uma prática diária. Foi também em Coimbra que, após o encerramento do shala que frequentava, pratiquei por mais três meses com a Yara Koberle.
Quando conclui a minha licenciatura, decidi que o caminho a seguir era o do yoga e auto-conhecimento e voei para Mysore, na Índia, onde pratiquei durante três meses sob o olhar atento de Saraswathi Jois, filha do conhecido guru de Ashtanga Yoga Sri K Pattabhi Jois. Foi em Mysore que comecei a integrar outras ferramentas na minha prática como canto védico, pranayama e a entrar em contacto com outros aspetos da tradição védica como o sânscrito e vedanta (uma das escolas principais de pensamento na Índia).
Quando regressei, em 2019, fui convidado e ensinar no Villa Prana em Portimão e foi aí que comecei a levar este caminho como uma possibilidade profissional, algo que até então só existia muito remotamente nos meus pensamentos.
A partir daí já ensinei em vários sítios em Portimão, Coimbra, Aljezur e, atualmente, em Faro.
Para além deste trajeto, fiz vários intensivos com professores nacionais e internacionais como Filipa Veiga, Isa Guitana, Tarik van Prehn e Lea Perfetti, Harmony Slater, Lucas Caravalho, Dany Sa, Petri Räisanën, Wambui Njunguna, considerando Petri Räisanën como o meu principal professor.
Paralelamente ao método de Ashtanga Yoga, mantenho um estudo tradicional de vedanta desde 2020, onde estudei com o professor Paulo Vieira, no centro Arsha Vidya por três anos e onde tive a oportunidade de me aprofundar também em outras áreas da tradição védica como sâscrito, puja, japa mala e canto védico.
Atualmente continuo a estudar vedanta tradicionalmente com a Swamini Tattvamayananda ji, do Arsha Vijñana Gurukulam em Nagpur, Índia.